O Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice divulgou esta manhã, 30, o calendário das celebrações da Semana Santa 2009 presididas por Bento XVI.Segundo a nota, o Papa presidirá todas as celebrações, que começarão no próximo domingo, 5 de abril, Domingo de Ramos. A partir da 9h30 (hora local), Bento XVI abençoará os ramos e, ao final da procissão, celebrará a Missa da Paixão do Senhor.
Domingo também se celebrará o 24º Dia Mundial da Juventude, em nível diocesano, sobre o tema "Pusemos a nossa esperança em Deus vivo". Depois da celebração, os jovens de Sidney, na Austrália, entregarão a Cruz e a imagem de Nossa Senhora aos jovens de Madri, que sediará o próximo Dia Mundial em 2011.Quinta-feira, 9 de abril, o Pontífice presidirá, às 9h30, a concelebração da Santa Missa do Crisma com os cardeais, os bispos e os presbíteros presentes em Roma, como sinal da estreita comunhão entre o Pastor da Igreja e os seus irmãos no sacerdócio ministerial.Às 17h30, da Quinta-feira Santa, terá início o tríduo pascal na Basílica de São João de Latrão, onde o Santo Padre presidirá a concelebração da Santa Missa, com o tradicional lava-pés a doze sacerdotes.
Durante o rito, os fiéis presentes serão convidados a realizar um ato de caridade em apoio à comunidade católica de Gaza. O dinheiro arrecadado será entregue ao Papa no momento da apresentação das ofertas. No final da celebração, terá lugar a transladação do Santíssimo Sacramento à Capela da reposição.Sexta-feira, 10 de abril, na Basílica Vaticana, às 17 horas (local), o Santo Padre presidirá a Liturgia da Palavra, a Adoração da Cruz e o Rito da Comunhão.
Logo mais, às 21h15, Bento XVI presidirá a Via-Sacra no Coliseu de Roma, no final da qual dirigirá sua palavra aos fiéis.No Sábado Santo, vigília pascal, na Basílica Vaticana, às 21 horas (local), o Santo Padre abençoará o fogo no átrio da Basílica de São Pedro; depois da procissão de entrada com o Círio Pascal e o canto do Exsultet, presidirá a Liturgia da Palavra, a Liturgia Batismal e a Liturgia Eucarística, que será concelebrada com os cardeais.No domingo de Páscoa, às 10h15, Bento XVI celebrará a Santa Missa no sagrado da Basílica de São Pedro. Do balcão central da Basílica, dará sua Bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo).
terça-feira, 31 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário